Numa relação a dois, a psicoterapia individual é um encontro entre a pessoa que pede ajuda e a psicoterapeuta, onde, num ambiente de aceitação, confidencialidade, proximidade e abertura, podemos trabalhar todas as dificuldades (passadas, presentes ou futuras), que fazem aumentar o nível de sofrimento da pessoa e a desviam do caminho de Cura e Saúde integral.
Assim, a principal dificuldade pode situar-se num ou mais dos pilares de intervenção:
- saúde física – corpo;
- saúde psico-emocional;
- saúde social;
- saúde ecológica e
- saúde espiritual.
Sendo que, como todos eles estão interligados, influenciam-se uns aos outros. Trabalhar uns aspectos implica também trabalhar os outros, de forma mais directa ou indirecta.
A psicoterapia serve um propósito de crescimento, mudança, transformação, cura.
Podes procurar este tipo de trabalho ainda que não tenhas um sofrimento declarado, mas porque desejas compreender coisas em ti, na relação com os outros, crescer mais e evoluir, ter um desempenho melhor, desenvolver uma capacidade em particular, viver melhor e/ou de forma mais plena.
A duração total deste processo não pode ser definida antecipadamente, uma vez que “cada pessoa é uma pessoa”: o trabalho é feito à medida de cada um, enquanto fizer sentido para os dois, dependendo muito de até onde a pessoa que procura ajuda quer chegar.
A frequência das sessões é acordada entre as duas partes, não existindo regras pré-definidas. Pode ser alterada a qualquer altura, conforme fizer mais sentido, de acordo com o processo psicoterapêutico.
A duração de cada consulta varia entre 50 e 60 minutos.
A primeira sessão serve para conhecer as razões que levaram aquela pessoa a pedir ajuda nesse momento específico. Saber a sua história, conectar pontos que podem parecer distintos, mas ainda assim terem uma relação e começar a traçar um plano de intervenção. A partir da segunda sessão iniciaremos o trabalho mais específico com as técnicas que se mostrem mais adequadas.