O nosso ritmo biológico é regulado pelo o que se passa na natureza à nossa volta. A escuridão ou a luminosidade, as fases da lua, as estações do ano, e por aí fora. Quem segue o meu trabalho já percebeu que sempre que faço psicoterapia na natureza, organizo a intervenção de acordo com todos estes fatores externos, de forma a alinhar o que se passa dentro com o que se passa fora de nós.
O inverno é um tempo que pede recolhimento interno.
Está frio lá fora, apetece ficar em casa e refletir sobre as próximas estações mais ativas.
Por este motivo tiro sempre uns dias de férias no fim do ano. O início do inverno pede um tempo que ande devagar. Um tempo de lareira, de mantas quentinhas, e comidas que tragam conforto.
É também um tempo de reflexão para mim. Gosto de parar, sentada em frente à lareira da casa da minha avó ou no meio da natureza, com um caderninho na mão a escrever as minhas intenções para o ano que vai entrar e planear as estações de maior atividade.
O ano passado fiz o mesmo. Ora à lareira, ora embrenhada no campo, tirei um tempo para mim, um tempo de mim para comigo. Para avaliar o presente e repensar, sonhar, transformar ideias e vir a concretizá-las num projeto que possa ser viável.
Faço-o devagar, ativando a minha consciência plena, percebendo onde estou agora, quem sou e para onde quero ir. Permito-me sonhar e, com calma, desenhar o que está para vir. Sem ansiedade ou stress de que tenha de ser assim ou assado, simplesmente passo-o para o papel.
Às vezes reavalio o que escrevi durante o ano, outras vezes nem por isso (tenho que melhorar esta parte). Esta semana agarrei no meu caderninho azul do ano passado. Foi a minha amiga Zita que me ofereceu como prenda de aniversário e na capa diz “Não há desafio que possa comigo”. Neste caderno está registado o que sonhei e, apesar do ano 2020 ter sido o ano mais atípico das nossas vidas e um dos mais desafiantes e imprevisíveis da minha vida, fico surpreendida por ver a quantidade de sonhos que foram concretizados. Outros ainda não, mas cá estou eu quase pronta para começar a sonhar.
Este ano decidi partilhar estas ferramentas, que venho a aperfeiçoar nos últimos anos e que mudaram a minha vida.
Por isso criei para ti o programa Novos Caminhos de TransFormaAção, onde te ajudo a olha para o que já passou, para onde estás hoje e a criares o teu futuro.
Diz-me o que achas? Estás preparado para mudar a tua vida?
Zita Avó says
Querida e Doce Eugénia
Quando encontrei este caderno , lembrei-me de ti e por esse motivo veio comigo da loja para te oferecer…
É a prova que a minha intuição está alerta e que sei do que és capaz…
É uma oportunidade maravilhosa poder estar a assistir a esta transformação
Por esse motivo já me inscrevi no teu projeto mais recente
“Novos Caminhos de Trans Forma Ação”
Eternamente grata
Zita Avó