O que é meditar? Estar no momento presente, com uma atenção plena.
Há várias formas de o conseguir fazer, de conseguirmos ensinar a nossa mente a ficar por alguns minutos completamente no momento presente. A forma mais conhecida será a meditação ou mindfulness mais tradicional. Mas, para algumas pessoas, estar sentadas, paradas em silêncio, a observar o corpo, as emoções, os pensamentos pode ser tarefa quase impossível.
Então as pessoas que não conseguem ficar completamente paradas não podem meditar?! CLARO que podem!!!
Talvez tenham de encontrar formas alternativas de meditação, que façam mais sentido para si – as chamadas meditações ativas.
Se não gostas da meditação mais tradicional ou se, como eu, procuras sempre alternativas para meditar de forma diferente nos vários momentos do dia, aqui ficam algumas alternativas de meditações ativas – em que há uma ação que se está a desenrolar e que promove o foco, a concentração, a atenção plena no Aqui e no Agora.
Qual é a regra?! Encontrar uma atividade que gostes tanto, que te faz vivê-la de forma plena, como se o resto “do mundo” perdesse importância naquele momento.
Deixo-te alguns exemplos:
- Desenhar, pintar ou construir mandalas;
- Pintar;
- Dançar;
- Fazer crochet, ponto cruz, macramé, malha;
- Costurar;
- Outras manualidades;
- Cozinhar;
- Cerâmica ou olaria;
- etc
Eu estou a explorar novas formas de pintura com aguarelas e manualidades. Estou a recuperar agora prazeres antigos da minha infância e adolescência, que ficaram esquecidos durante anos… (Segue os progressos nas minhas redes sociais (Facebook ou Instagram) que eu vou mostrando)
E tu, já pensaste que talvez haja uma atividade que tu fazes e que leve a meditar, mesmo sem que te dês conta?! Deixa-me nos comentários a tua meditação ativa favorita.
Deixe um comentário